quinta-feira, 7 de maio de 2009

História do time mais italiano de São Paulo - Palestra Itália - Palmeiras

Em 1914, depois da visita de 2 times do futebol italiano em São paulo, Torino e Pro Vercelli, quatro italianos moradores do bairro do Brás – Luigi Cervo, Ezequiel De Simone, Luigi Emanuelle Marzo e Vicenzo Ragognetti, empolgados com a visita, resolveram fundar uma equipe de calcio (futebol em italiano) para os filhos da velha bota.

Os 4 italianos eram funcionários das Indústrias Matarazzo, reduto italianíssimo da cidade e depois da presença das duas equipes por aqui, contaram também com o apoio não só dos funcionários, como da direção da empresa. A idéia agradou toda a comunidade italiana paulistana, sendo assim surgiu a idéia de fazer uma convocação aos italianos residentes na cidade.

Na época, havia um jornal destinado aos italianos que circulavam em São Paulo, o Fanfulla, muito conhecido entre a italianada, e aproveitando este público, os 4 italianos publicaram uma nota no diário com o seguinte texto:

"Todos aqueles que desejarem participar da criação de um clube italiano de calcio (futebol) devem comparecer às 20h da Rua Marechal Deodoro, 02 para a reunião da fundação do Palestra Itália"

Neste texto fica claro que o nome já estava definido antes da convocação.

No dia 26 de agosto de 1914, em uma quarta-feira, naquela mesma hora marcada, estando presentes o número exato de 46 pessoas, foi fundado o clube Società Palestra Itália - Palestra em italiano significa Ginásio.

Dizem por ai, que neste mesmo dia a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians também nasceu. Não se sabe ao certo se a história é verídica, mas entre essas 46 pessoas que fundaram o Palestra, alguns eram ex-sócios insatisfeitos que acabariam de se desligar do clube Costela Corinthiana (Corinthians) para ajudar a fundar um clube em São Paulo que representasse o povo italiano. Há quem diga também que depois de uma grave crise no Costela Corinthiana em 1914, italianos passaram a frequentar o palestra, decidindo aderir ao mais novo time da colônia. Além disso, o Palestra recebe o reforço de oito jogadores do Corinthians, todos de origem italiana, neste caso a divisão entre corinthianos e palestrinos acaba dividindo muitas famílias italianas que sempre penderam mais para o lado do palestra.

Teoricamente, participar de um clube ou de uma agremiação é também estabelecer um rivalidade com os demais, ou seja, um modo de criar uma identidade cultural, econômica e social. Assim como no caso do Palmeiras X Corinthias, segue aqui alguns exemplos clássicos no mundo esportivo como o Rangers X Celtics (protestantes anti-católicos x minoria pobre e imigrantes católicos), o Roma X Lazio (cidade eterna x região rural) ou então o Barcelona X Real Madrid (nação catalã x Castela e Franco).

A criação do clube Palestra Itália em São Paulo, foi exatamente isso: os italianos estabeleceram um vínculo, algo concreto que fazia referencia a sua origem de um povo pobre e batalhador que chegara em São Paulo para substituir a mão de obra escrava brasileira. Assim como os escravos criaram o samba, capoeira, expressões musicais e culturais que representavam o seu povo, o clube Palestra Itália fez o mesmo pelo povo italiano de São Paulo, trouxe de volta um gostinho da sua terra natal, valores culturais e união.

A italianada estava em festa em São Paulo com o anuncio da criação do novo clube, mesmo já havendo na época alguns pequenos clubes que representassem a colônia como o Ruggerone FC (da Água Branca) e o Ítalo FC. Em 1914 também foi fundado o FC Bersaglieri (com sede na rua Vergueiro, 402), Societá Calcistica Florentia, a AC Lazio, o Savóia, o Roma e o Itália Foot-Ball Club. Apesar deste número grande de pequenos clubes, a maioria não vingou e nenhum deles havia realmente conquistado os imigrantes italianos como o fez o Palestra, embora muito influenciados pela elite italiana, pelo peso político dos diretores das Indústrias Matarazzo e de seus funcionários, transformando-o, anos mais tarde, no representante oficial da colônia.

A criação do palestra em São paulo também influenciou outras colonias italianas espalhadas pelo Brasil a fundarem também os seus clubes próprios, como o Cruzeiro em Minas Gerais e o Paraná Clube no estado do Paraná, todos eles fundados com o mesmo nome Società Sportiva Palestra Italia.

Nos primeiros meses, o futebol era apenas para a recreação de associados, em um campo alugado na Vila Mariana, onde é hoje a Vila Clementino, muito próximo ao Parque do Ibirapuera. Provavelmente o campo deveria ser este:

- mapa do campo na Vila Clementino - São paulo - SP

Apenas em 1915 o Palestra disputa o seu primeiro jogo amistoso, contra o Savóia de Sorocaba, também de origem italiana (que hoje é conhecido como Votorantim Futebol Clube). A primeira camisa era verde, com uma larga faixa horizontal branca e um escudo com a cruz de Savóia do lado esquerdo do peito. Em 1916 o clube já disputa o seu primeiro jogo no campeonato da Associação Paulista de Esportes Atléticos, contra a Associação Atlética Mackenzie College com a escalação: Fabrini; Grimaldi e Ricco (o capitão); Fabbi II, Bianco e De Biase; Gobbato, Valle II, Vescovini, Bernardini e Cestari.

Em 26 de Abril de 1920, o Palestra compra o estádio e os 150 mil metros quadrados do terreno pertencente à Companhia Antarctica Paulista, que foi contruído para o lazer dos seus funcionários, depois de passar pelo controle do Germânia (clube de origem alemã) e do antigo América F.C., que depois de dificuldades financeiras, passou a sublocar alguns horários para outras equipes. Foi assim que em 1917 o Palestra Itália começou a mandar seus jogos no Parque da Antarctica, dividindo horários de treinos com o América F.C.

O clube que começara pequeno, agora tem campo próprio, sede e alguns títulos em sua recente história, alguns de forma indiscutível como o de 1926 com 9 partidas, 9 vitórias, 33 gols e o de 1932 conquistando o "Paulista" de forma invicta, e com a melhor campanha da história da competição: 11 jogos, 11 vitórias, 48 gols pró e apenas oito gols contra. O primeiro jogo internacional do Palestra se deu contra a Seleção Paraguaia em 26/10/1922 com uma vitória do Palestra por 4 x 1.

Depois de várias pequenas reformas no estádio, em 13 de Agosto de 1933, na partida Palestra Itália 6 x 0 Bangu, pelo Torneio Rio-São Paulo, o Parque Antarctica é reinaugurado com o nome de "Stadium Palestra Itália: maior e mais moderno estádio de futebol do país", com capacidade para 30 mil torcedores.

Entre 1935 e 1937, o Palestra começa a se tornar conhecido fora do país ao disputar amistosos contra o Boca Juniors, Estudiantes, Huracán e Velez da Argentina e do Espanyol, da Espanha, além de quebrar o recorde brasileiro de partidas invictas, permanecendo 43 jogos sem perder.

Em 1942, o clube teve de mudar de nome por causa da "Segunda Guerra Mundial". Nenhuma entidade esportiva brasileira podia ter o nome de outros países, que estivessem na guerra ou não. Governo ameaçou o clube de confiscar todos os bens e leiloar caso as exigência não fossem cumpridas. Neste grande impasse entra o rival São Paulo FC, que se aproveitando da situação e de sua falta de estádio, acusou os palestrinos de associação como o fascismo italiano e o nazismo apoiando o governo brasileiro a desapropriar seus bens e assim levar o Parque Antarctica a leilão. Isso apenas serviu para acirrar a rivalidade entre os 2 clubes, pois o Paletra não deixaria que isto acontecesse.

O Palestra então teve de procurar outra denominação que não "Itália" e passou a se chamar "Palestra de São Paulo", porém a justiça implicou novamente com o nome "Palestra" e depois de 6 meses uma nova mudança, agora definitiva, para "Palmeiras", depois de uma longa sessão que varou a madrugada para a escolha do nome. A cor vermelha também foi retirada do uniforme, mantendo-se apenas o verde e branco, e no escudo foi removida a letra I, manténdo-se apenas a letra P sobre o fundo verde.

Depois de todas as exigências das autoridades atendidas, o Palmeiras entrou em campo no Domingo seguinte para decidir o título do campeonato justamente contra a equipe do São Paulo FC, em uma final épica, depois de tomar um 3 a 1, o São Paulo FC abandona o campo aos 19 minutos do segundo tempo quando ainda havia um penalti a ser batido pelo agora Palmeiras. O São paulo FC humilhado ficou sem o campo e sem o título.

Em 1951, o time conquista a Copa Rio contra a Juventus de Turim, copa criada pelo Brasil para apagar a derrota da copa de 1950 perdida em pleno Maracanã para o Uruguai e para recuperar a auto-estima do futebol brasileiro. O jogo foi realizado no Maracanã e depois da conquista do título, o Palmeiras desfilou em carro aberto pela cidade do Rio de Janeiro sendo depois recebido em São Paulo na estação Roosevelt de trem por 1 milhão de pessoas. A competição teve uma grande importância histórica reconhecida pela FIFA. Na edição do maior jornal esportivo brasileiro A Gazeta Esportiva deu como título na primeira página o seguinte: " - Palmeiras Campeão do Mundo - "

Bom, depois disso vieram mais e mais títulos e glórias...

Curiosidades:

* Mazzola (José João Altafini), ex-atacante palmeirense, é o único jogador a jogar a Copa do Mundo por duas seleções diferentes. Fez parte do primeiro grupo brasileiro campeão do mundo, em 1958, na Suécia, e em 62, por causa de sua descendência italiana, disputou a Copa do Chile pela Itália.

* O Palmeiras é um dos dois únicos times brasileiros a ceder jogadores para a Seleção Brasileira em todas as cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil.

* As oito estrelas do distintivo atual fazem referência ao mês de fundação do clube, agosto, e ao número de títulos paulistas conquistados pelo clube ainda como Palestra Itália.

* O Palmeiras é o time brasileiro com maior participação em Libertadores, um total de treze, até sua última participação em 2006, tendo chegado a quatro finais. Também é a equipe do Brasil que possui mais partidas no torneio e mais gols marcados.

* O Palmeiras foi o primeiro clube do Brasil a adotar um Fabricante de Material esportivo nos anos 70, a Adidas.

* Em 1965, na inauguração do Mineirão, o Palmeiras inteiro, do goleiro aos reservas, todos vestiram a camisa da seleção brasileira, para jogar um amistoso contra o Uruguai. que terminou 3x0 para o Brasil-Palmeiras.

* De acordo com o estatuto do clube, só merecem a homenagem os atletas que nunca jogaram contra o Palmeiras, por isso, apenas três jogadores têm seus bustos nos jardins da sede social do Parque Antarctica: Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia.


Hino do Palestra Itália

Cantando em coro a victoria
que vem de nosso valor,
Palestrinos - para a Glória,
Para a Glória e para o amor.

Sob o esplendor que irradia
De nossa bandeira ideal,
vamos cheios de alegria
Para a lucta franca e leal

Que da nossa mocidade
Fulga em doce aspiração
Da victoria a claridade,
Da Glória o nosso brazão...

Do nosso peito a aurea offerta,
Do valor de todos nós
Há de florir forte e certa
De um canto a rutila voz...

Que a bandeira scintillando
Com um brilho matinal
Fique bem alto pairando
A nossa Glória immortal!


Hino do Palmeiras atual

Quando surge o alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda

E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que de fato é campeão

Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra

Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra

Por nosso alviverde inteiro
Que sabe ser brasileiro
Ostentando a sua fibra



Sede do palestra Itália em 1915


Apresentação do uniforme - 1915


Primeiro jogo oficial em 1916 contra o Mackenzie



Time de 1920, campeão paulista

Gazeta esportiva depois da goleda do palmeiras por 8 x 0 em cima do Corinthians - 1933

Entrada do time com a bandeira do Brasil, primeira partida como Palmeiras - 1942

Comemoração nos vestiários depois do jogo da lama



Foto area do parque antarctica



Foto da seleção brasileira no mineirão, time completo do palmeiras do goleiro aos reservas


Torcida do palmeiras no palestra itália com as cores da bandeira da Itália


Video da matéria da Gazzetta Dello Sport sobre o Palmeiras




Video da história do Palmeiras (arquivo record)






Video da história do Palmeiras (TAM nas nuvens)

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossaaaaaa não sabem o quanto odeio o são paulooo!!!!!!!

Palmeirense!!!!!!! disse...

Da-lhe Palmeiras!!!O time verdadeiramente italiano e paulista!!!A corinthianada não é pulista,eles são todos baianos.Quem é nascido aqui mesmo,descedente de italiano,paulista de coração e alma,tem que ser palmeirense.FORZA PALESTRA

Anônimo disse...

o palmeiras tem historia por isso sou palmeirense ate morte!

Anônimo disse...

imrensa gambamby, persegue o palestra não é de hoje, é só ver no video ai o cara falando!!!1

Anônimo disse...

nosso time é vencedor, não é nehum queridinho da globorintia não. aqui é palestra mano!!!!